Compartilhe:

13/05/2021

9 Coisas Sobre a CNH Digital que Você Precisa Saber!

Curiosidades Sobre a CNH Digital

9 Coisas Sobre a CNH Digital que Você Precisa Saber!

 

 

A CNH digital veio para revolucionar e desburocratizar o acesso ao documento, porém muita dúvida ainda paíra sobre o assunto no que diz respeito ao uso no dia a dia..

Com toda certeza em algum momento já passou por um apuro ao esquecer a CNH em casa, afinal como não estava portando o documento estava suceptivel as punições do orgão regulador se acaso fosse parada em uma fiscalização.

E hoje em um caso como o mencionado anteriormente temos a alternativa de usar a CNH eletrônica, que pode ser baixada através de um aplicativo em seu smartphone e que pode substituir o documento físico.

Mesmo parecendo para alguns um grande benefício, existe um número muito grande de motoristas de alguns estados que ainda se recusam a baixar o aplicativo, e apesar de muito divulgada a baixa adesão se dá pela falta de informação.

Para que as dúvidas sejam cada vez menores e com a intenção de ajudar nossos motoristas preparamos esse material com algumas curiosidades sobre a CNH Digital.

 

1. O que é a CNH digital?

É um aplicativo que armazena todos os dados contidos na CNH física, foto, número de registro, validade, Categoria e dados pessoais do motorista. Ela pode ser chamada de CNH eletrônica, CNH Digital ou até mesmo eCNH, quem criou o aplicativo foi o SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados – para o DENATRAN.

 

2. Quem pode ter CNH digital?

A todos os motoristas que tiveram sua CNH emitida a partir de março de 2017 na qual consta no verso da versão impressa um QR Code escaneável.

Quem não tem esse modelo, poderá solicitar uma segunda via e virá com o QR Code ou esperar até pegar a próxima na renovação de sua CNH.

Agora, se o motorista já tem cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica, não precisa se recadastrar. Nesse caso, basta pedir a CNH digital por meio do portal do Denatran e utilizar o usuário e senha que já possui.

 

3. Como faço para tirar a CNH digital?

O processo é bastante simples e gratuito, mas em alguns Estados há uma cobrança pela emissão:

  1. Tenha a versão impressa da CNH, ou seja, aquela com QR Code;
  2. Efetue o cadastramento no Portal do Denatran ou se dirija até um posto de atendimento do Detran (esse caso se aplica às pessoas que não tem o certificado digital;
  3. Baixe o app da CNH eletrônica disponível para celulares Android ou iOs;
  4. Para ter acesso ao aplicativo, será requerido o código de ativação. Esse dado é enviado pelo Denatran para o e-mail do condutor;
  5. Crie uma senha de quatro dígitos para utilizar o aplicativo da CNH Digital. Essa senha de quatro dígitos sempre será requerida para a visualização da CNH digital.

 

4. A CNH eletrônica é confiável?

Essa é uma afirmação positiva feita pelo Ministério das Cidades, cujo coloca uma série de padrões técnicos que foram desenvolvidos com o objetivo de permitir o funcionamento de um sistema de criptografia, o que garantiria a validade e a segurança da CNH eletrônica.

A autenticidade da CNH Digital se dá de duas formas antes mencionandas, leitura do QR Code e pela assinatura do certificado digital.

 

5. Se parar em uma blitz e não tiver internet?

A internet é necessária somente no primeiro acesso, o que torna o aplicativo tão usual e prático, pode ser operado sem sinal de internet no modo offline sem problemas. Porém antes que surja a dúvida, se o smartfone ficar sem bateria, infelizmente não vai conseguir apresentar e poderá sofrer com as devidas punições.

 

6. Se roubarem o meu smartphone?

Em caso de roubo o usuário deverá efetuar o bloqueio do documento o mais rápido possível, se tiver o certificado digital poderá fazer o procedimento diretamente no site do Denatran, do contrario deverá se deslocar o mais rápido possível até um posto de atendimento do Detran e solicitar o bloqueio.

 

7. É obrigatório o uso da CNH eletronica?

De maneira alguma, é uma ferramenta que veio para facilitar o dia a dia do motorista porém não obrigatória.

 

8. Quais as principais vantagens da CNH digital?

Existem várias vantagens de se adotar esse modelo de CNH Digital, um deles é a possibilidade de “emitir” o documento em qualquer lugar. Ou seja, não há a necessidade de agendamentos ou perda de tempo enfrentando filas.

Além disso, o pedido pode ser feito com o certificado digital que funciona como uma assinatura virtual que garante a segurança no processo. 

Entre todos esses benefícios citamos a segurança, mobilidade, praticidade, rapidez e tecnologia de última geração.

 

9. O que acontece com quem esquece a CNH?

Embora dirigir sem a habilitação (no caso de esquecimento) seja uma infração considerada leve (menos três pontos na carteira) e a multa tenha um valor baixo, o agente de trânsito pode exigir a retenção do veículo até que o documento seja apresentado.

Foi muito bom falar sobre esse assunto tecnológico, tudo o que possa melhor, facilitar e agiliza a nossa vida é sempre bem vinda.

Falando em agilidade e facilidade imagino que já deve ter ouvido falar nas Associações de Proteção Veicular, uma opção mais econômica e de fácil acesso para proteger o seu veículo. Se quiser saber mais sobre a Proteção Veicular e seus benefícios não exite em nos contatar, será um imenso prazer para a equipe atender você nosso amigo leitor.



Blumenau 13/05/2021 


Compartilhe:


Comentários: